Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/740
Comparte esta pagina
Título : | Os significados das imagens fílmicas: um diálogo com os índios Kapinawá |
Autor : | Fernandes Machado, Glauco |
Palabras clave : | Antropologia Visual; Significados da Imagem; Índios Kapinawá. |
Fecha de publicación : | 31-ene-2009 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Fernandes Machado, Glauco; Monteiro Athias, Renato. Os significados das imagens fílmicas: um diálogo com os índios Kapinawá. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Resumen : | Com base em reflexões da Antropologia Visual, a dissertação reflete sobre como os índios Kapinawá de Pernambuco se percebem representados nos suportes audiovisuais: KAPINAWA wir dürfen wieder Indianer sein; Oi, que Prazer, que Alegria, Kapinawá e Kapinawá Meu Povo Conta. O trabalho de pesquisa consistiu em oferecer ao grupo indígena a possibilidade de poder avaliar esse material, através da aplicação de recursos metodológicos, tais como: o visual método que emprega a coleta de imagens para o processo de análise de dados. Os estudos da hermenêutica dialética, da memória e da etnicidade consistem na base sobre a qual se desenvolve a discussão a respeito da emissão dos significados socialmente produzidos e os atribuídos pelos indígenas sobre sua imagem nos audiovisuais. Com isso, o presente trabalho aponta também para as discussões do recurso visual na pesquisa contemporânea e para as considerações sobre como o conteúdo das imagens em movimento pretende representar o dizer sobre um grupo |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/740 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2866_1.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons